De conversa em conversa com executivos, agências, analistas e profissionais de Marketing, percebí um ponto comum no radar de todos. Como as empresas vão adaptar seu marketing com foco no consumidor do futuro e demandas da geração Y?
Afinal, com todas mudanças tecnológicas a comunicação do século
XXI está sendo reinventada e fórmulas consagradas
acabam não sendo mais suficientes.
O novo marketing que executivos e empresas buscam está sendo chamado por ROIDs (Neologismo advindo de esteróides – com o nítido intento de deixar o “marketing bombadão”).
O termo pode ser sintetizado por 4 principais pontos:
- Marketing da Responsabilidade (Que inclui a responsabilidade social, o lado “verde” e a sustentabilidade).
- Liderança Organizacional (Levando o Marketing a se inserir em toda cadeia de valor).
- Novos Insights sobre os consumidores (Principalmente com base nas novas técnicas de interação e análise em contraponto às “velhas” pesquisas de mercado).
- Marketing Digital (Exigindo dominar uma enorme massa de informações sobre as novas e mutantes mídias)
Vale ressaltar, que o Marketing da Responsabilidade e o Marketing Digital, são liderados pelos consumidores, que passam a exigir novos padrões e formas de relacionamento de uma marca ou empresa com todos seus perfis de consumidores.
É nesse novo ambiente que todas as marcas vivem atualmente, num mundo de Vídeos Virais, Mídias Sociais e uma gama de alternativas que envolvem canais interativos e móveis que devem ser compreendidos e incorporados pelas empresas e profissionais de marketing.
O cenário de mudanças continuará sendo uma constante, basta lembrarmos que não muito tempo atrás, Marketing Digital, era somente mais um elemento do plano de mídia e com alguns Banners, Adwords do Google e um trabalho de otimização dos resultados nos sites de busca (SEO), o trabalho já podia ser considerado como realizado.
Atualmente a velocidade das novas mídias (canais + oportunidades), tornou obsoleta a tradicional análise de Hits e Page Views, afinal o desafio passa a ser conhecer e influênciar os desejos individuas dos consumidores em tempo real.
Tenha a eComm como aliada para navegar em toda essa gama de ferramentas digitais e compreender suas formas de uso, de acordo com o conceito de seu produto ou marca.
Liderar esse movimento é essêncial na busca de tornar o próprio
consumidor um aliado nesse admirável novo mercado de consumo.
[…] This post was mentioned on Twitter by Christian Emil Hoh and luisotaviolopes, eComm. eComm said: O Marketing “bombado” para o mundo online (Desmistificando as ROIDs) #roids #marketing #marketingdigital http://ow.ly/1DD7W […]