A participação do mercado varejista no mundo virtual, tem aumentado significativamente nos últimos anos e a maior fatia desta participação é no e-commerce. Os varejistas são atraídos pela quantidade imensa de recursos, que a internet pode oferecer quando o assunto é a venda on-line.
Mas, como em todo negócio, seja ele uma loja física ou uma loja virtual, um planejamento equivocado ou até a ausência de um, pode decretar o fim precoce de uma operação. No e-commerce, esta é uma linha muito tênue, porém, nem sempre é levada a sério na hora de iniciar as operações na internet.
Vejam alguns dos erros mais comuns, na hora de iniciar as operações de e-commerce:
- A visão geral do e-commerce, como uma estrutra de baixíssimo custo e fácil operação;
- Investimento baixo ou nenhum (em alguns casos – OpenSources) em plataformas de e-commerce de baixa tecnologia e segurança;
- Falta de plano de Marketing, realizado por profissionais especializados, de empresas qualificadas, sendo trocados pelo “faça você mesmo”;
- Falta de estudo de mercado e pesquisas de viabilidade de vendas pela internet. Afinal, o produto vai vender ou não pela internet? Quem são os meus concorrentes? O que eles estão fazendo para divulgar seus produtos?
- A falta de um canal de atendimento exclusivo para atender o usuário do e-commerce, o que acaba gerando insatisfação e a difícil fidelização do cliente.
Portanto, ao iniciar suas operações de venda na Internet, procure, mesmo que seja apenas para uma consultoria, pessoas experientes no mercado. A velocidade com que as inovações chegam na Web é muito rápida. Por isso é necessário ter profissionais qualificados ou contratar uma empresa experiente, com estratégias para acompanhar sempre de perto o seu target e constantemente atualizar seu plano de Marketing.
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