Campanhas de e-mail marketing executadas pela parte da manhã possuem taxas de abertura (open rate) superiores quando comparadas aquelas registradas nos demais turnos, segundo um relatório apresentado pela Informz, o qual analisou 600 milhões de e-mails enviados por mais de 700 grandes e médias empresas localizadas nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, e Reino Unido.
Neste contexto, e-mails enviados durante período da manhã apresentaram uma taxa média de abertura de 39,2%, à frente daqueles enviados ao meio-dia (33,9%), no final da tarde (32,1%) e à noite (32%). Por outro lado, campanhas matutinas possuem a menor taxa média de cliques (16,5%), atrás daquelas enviadas à noite (18,6%), ao meio-dia (19,7%) e no final da tarde (21%).
Estes números vão contra os resultados de uma pesquisa realizada em setembro de 2011 pela Pure360 (Clique aqui para ler), que apontou o melhor momento para enviar campanhas de e-mail marketing entre 7 e 10:00 da manhã.
Desempenho entre os dias da semana variam pouco
Dados do estudo “2012 Association Email Marketing Benchmark Report” ainda mostram que as taxas de abertura de e-mails e de cliques não variam significativamente de acordo com o dia da semana. A taxa média de abertura varia de 32,77% verificado às terças-feiras para uma alta de 35,19% encontrado nas sextas-feiras, enquanto a taxa média de cliques apresentou desempenho inferior de 18,52% às segundas-feiras e uma elevação de 19,85% na quarta-feira. O relatório observa que a taxa de entregabilidade não varia conforme o dia.
No geral, a taxa de entrega foi de 98,28%, de abertura 34,33%, de clique 19,49% e de unsubscribe (descadastramento) 0,052%.
Frases curtas de assunto apresentam o melhor Open Rate
O estudo também descobriu que o tamanho da frase escolhida para o campo de assunto (subject) resulta em aumento significativo em relação à taxa de abertura. Frases com menos de 10 caracteres apresentam taxa média de abertura de 58%, 38% superior quando comparado ao open rate médio de frases com 50-59 caracteres (42%). Neste sentido, a taxa média de abertura de frases com 10 a 50 caracteres foi de 35%, diminuindo para 31% entre aquelas com 60-69 caracteres e 28% para frases com 70 ou mais caracteres.
Computadores desktop lideram taxas de abertura e de cliques
Inscritos em listas de e-mails marketing que abrem e-mails em computadores desktop apresentam taxas de abertura (51% vs 46%) e de cliques (15% vs 5%) maiores quando comparado aos que fazem o mesmo em dispositivos portáteis. Os dados são próximos de outro estudo realizado em 2011 pela Knotice (Clique aqui para ler), o que mostra que embora os usuários estejam lendo mais e-mails em aparelhos móveis, ainda estão interagindo pouco.
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