Acima da média latina, que atingiu 42%, o Brasil registra que 55% da população compram produtos para seu domicílio pela internet. Além disso, 78% dos brasileiros utilizam a internet para pesquisar compras de mantimentos e 73% buscam ofertas online. Quem aponta esses fatos é a pesquisa Global Shopper Marketing E-Commerce, realizada pela Nielsen, provedora global de informações e insights sobre o que o consumidor assiste e compra.
“Neste cenário, os profissionais de marketing precisam observar e definir quais consumidores estão adotando o meio digital na hora das compras para que consigam focar seus esforços no público certo com as melhores estratégias digitais e, assim, aprimorar a experiência online dos consumidores”, explica Lenita Mattar, gerente de atendimento ao varejo da Nielsen.
A Venezuela fica em segundo lugar com 43% da população efetuando uma compra em supermercado pela internet, 68% apenas pesquisando e 61% buscando ofertas online. No México esse percentual, respectivamente, chega apenas a 24%, 57% e 50%. Já quando o assunto é frenquência, 70% dos brasileiros afirmam que compram pelo menos uma vez ao mês mantimentos pela internet, 20% compram semanalmente e 10% diariamente.
Opções de compra – 38% dos brasileiros planejam comprar eletrodomésticos pela internet nos próximos meses, 34% pretendem comprar telefones celulares e 30% ingressos de entretenimento (filmes, espetáculos, exposições, etc). Alimentos e bebidas aparecem com 15% da intenção de compras online, ficando abaixo da média da América Latina que registra 16%.
A executiva esclarece que, apesar de produtos eletrônicos e de entretenimento terem a penetração mais alta na intenção de compra digital, está claro que a influência online sobre mantimentos está aumentando. “Compras online oferecem os principais atributos que os compradores exigem, tais como praticidade, valor e escolha. Entretanto, o grau de êxito da internet, e mais especificamente do e-commerce, varia para mantimentos, dependendo da categoria de produto. Os consumidores estão mais propensos a adotar uma abordagem de canais múltiplos, na qual a compra online torna-se um suplemento às lojas varejistas físicas e tradicionais”, finaliza Lenita.
Sobre a Pesquisa Global Online da Nielsen
A Pesquisa Global sobre a Influência Digital nas Compras de Mantimentos da Nielsen foi conduzida de 10 a 27 de fevereiro de 2012 e entrevistou mais de 28.000 consumidores com acesso à Internet em 56 países na Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio, África e América do Norte. A amostra possui quotas de faixas etárias e sexo para cada país com base nos internautas e é ponderada para ser representativa dos consumidores com acesso à Internet, tendo uma margem de erro máxima de ±0,6%. Esta pesquisa da Nielsen se baseia apenas no comportamento de entrevistados com acesso à Internet. As taxas de penetração de Internet variam por país. A Nielsen utiliza um reporte padrão mínimo de 60% da penetração de Internet ou uma população de no mínimo 10 milhões de usuários de Internet para que o país seja incluído na pesquisa. A Pesquisa Global da Nielsen foi estabelecida em 2005.
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