Realizada pela primeira vez em 2010, a Black Friday ainda é um fenômeno recente no Brasil, e que atrai muitos consumidores e lojistas. Ela é a segunda ocasião mais importante para o comércio nacional, sendo superada apenas pelas vendas de Natal, e é o maior evento de vendas do ecommerce brasileiro, se considerarmos o faturamento em apenas um dia.
Em 2015 o Black Friday movimentou R$ 1,64 bilhão, representando um aumento de 38% em relação a 2014, conforme dados da consultoria E-bit. O ticket médio do período também foi maior do ano, próximo a R$ 580 por cliente.
Com toda essa movimentação o evento vem mudando o comportamento deconsumo do consumidor, que aproveita a data para antecipar as compras de final de ano com valores mais acessíveis. O Black Friday ocorre no Brasil no período em que os consumidores estão com um maior poder de consumo, devido ao recebimento do 13º salário, sendo uma ótima oportunidade para aumentar as vendas.
Como se preparar para vender no Black Friday?
– Infra-estrutura preparada para aumento da demanda
Muitos varejistas online tiveram problemas de quedas de servidor e/ ou grande lentidão em suas lojas virtuais devido ao aumento de visitantes e transações em suas lojas virtuais. pessoas navegando em suas lojas. Esse erro reflete como uma péssima experiência de compra para o internauta e perda de vendas e credibilidade da loja virtual.
– Não engane o internauta
Algumas estratégias como a maquiar os preços, aumentando valores um pouco antes da Black Friday para baixar no dia do evento, simulando um “desconto”, ou manter o preço do produto baixo e compensar no frete, tambem acabam queimando a credibilidade da loja virtual.
– Garantia de Entrega
Tenha os produtos anunciados na Black Friday em estoque para atender à demanda da Black Friday e a logística preparada para atender o aumento da demanda dos pedidos.
– Benchmarking
Esse é um trabalho a ser realizado não só para o Black Friday, mas durante todo o ano. Veja o que os seus concorrentes estão fazendo e use apresente campanhas ainda mais interessantes ao seu consumidor.
– Captação de Mailing
Esse é um trabalho a ser realizado durante todo o ano também… Criar uma mecânica para captação e geração de leads para impactar os interessados no momento certo.
– Investimento em Mídia
É necessário investir para divulgar marca, as plataformas online e canais em que está presente.
– Atrativos interessantes
Além de oferecer um bom desconto, você pode aproveitar para queimar produtos que estão micados, frete grátis ou outro produto para incentivar o internauta a comprar o produto em sua loja virtual, oferecendo mais facilidades ou agregando valor ao produto comprado.
Que tal um cafezinho com nossa equipe para ver como podemos ajudá-los na Black Friday?
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