Durante todas as datas comemorativas que acontecem no ano, as vendas do varejo crescem. E o que não faltam são exemplos de dias específicos para se presentear os entes queridos, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças etc. Há uma data, contudo, que desperta o desejo de distribuir presentes a todas as pessoas amadas de uma vez só – o natal.
O fim de ano, portanto, não poderia ser mais profícuo para o comércio, seja online ou offline. Por consequência, a maioria dos varejistas vende mais no natal. Mas, principalmente quando se trata de loja virtual, é necessário ter em mente que a concorrência neste período é ainda mais intensa e que, diante disso, deve-se traçar estratégias de marketing atraentes e interessantes para que se possa aproveitar plenamente o furor consumista do momento.
É neste cenário que está inserido o e-mail marketing, ferramenta cuja utilização precisa ser muito bem planejada durante o fim de ano. Deve-se lembrar que os consumidores estão cada vez mais engajados e exigentes. Além disso, diversas mensagens de e-mail marketing surgem nas caixas de e-mail deles nesta época. Portanto, torna-se imprescindível fazer com que a sua marca atraia atenção e não seja apenas mais uma entre inúmeras outras.
Design e conteúdo
Antes de mais nada, capriche no design de seu e-mail marketing de natal, lembrando que esta mensagem demanda um visual diferenciado em relação às demais enviadas ao longo do ano. Para que o design seja atraente, fique atento na disposição de textos e imagens na mensagem, pois tal conjunto precisa apresentar um conceito festivo e elegante, ainda que seja simples.
Outro ponto de atenção em e-mails marketing de natal é o conteúdo exibido, que deve ser relevante e oportuno para o consumidor, facilitando a sua vida. Nem toda mensagem enviada precisa ter finalidade comercial, você pode encaminhar uma mensagem criativa, um vídeo ou outro conteúdo interessante e engajador que aborde o significado desta época do ano.
Mas vamos nos concentrar nas mensagens com propósito comercial. É fundamental ter em mente que elas precisam conter informações e promoções interessantes sem sair do espírito de “boas festas”. Então, o momento é de oferecer preços e condições de pagamento especiais; realizar sugestões de presentes para compras de última hora; fornecer informações precisas sobre prazos de entrega, garantia e políticas de devolução; e apresentar opções de presentes mais pedidas por clientes, assim como opiniões emitidas por eles quanto aos produtos adquiridos. As possibilidades de abordagem são vastas.
Segmentação de público e avaliação da concorrência
Outro processo que não pode ser deixado de lado quando estamos falando sobre e-mail marketing de natal é a personalização e segmentação de seu público-alvo. Não dá para ir com muita sede ao pote e tentar falar com todo mundo. Em vez disso, cheque seu banco de dados e se certifique de que ele esteja atualizado. Com as informações disponíveis sobre os destinatários, tente personalizar suas mensagens e tratar com particularidade cada cliente, de acordo com seu interesse. Depois, você pode medir a interação dos usuários com o e-mail marketing enviado e, com base nos resultados, criar outras segmentações.
Estude também as ações promovidas por sua concorrência, analise-as de forma crítica e busque aplicar um diferencial em suas campanhas para fazer frente a estes concorrentes. Tente disponibilizar as melhores vantagens para o consumidor, além de o custo-benefício mais atraente. Você pode oferecer brindes, descontos progressivos e até convidar o usuário para participar de um sorteio cujo prêmio seja algum de seus produtos ou serviços.
E, finalmente, seja paciente. Não envie diversos e-mails marketing seguidos. Analise o retorno das mensagens enviadas para seu negócio e, só a partir daí, pense em novas estratégias.
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