Você provavelmente já ouviu falar no conceito de marketplace e já deve ter percebido que este modelo de negócio está relacionado de alguma forma ao e-commerce. Mas, não pense que os dois termos são sinônimos. O marketplace pode ser um mecanismo útil para impulsionar as vendas online, ainda que você já tenha sua própria loja virtual.
No Brasil, grandes varejistas do comércio eletrônico já aderiram ao conceito, que começou a aparecer em 2012. Vamos ao esclarecimento: enquanto o e-commerce é caracterizado por lojas virtuais em que empresas vendem seus próprios produtos, o marketplace é uma plataforma mediada por uma determinada empresa que permite o cadastro de diferentes lojistas para venda de seus artigos.
Imagine, por exemplo, que Lúcia – uma empreendedora hipotética – venda calçados produzidos de forma sustentável. No caso de um e-commerce, se você entra no site da loja virtual de Lúcia e compra um calçado, o produto será vendido e enviado por ela.
No entanto, além de ter a sua própria loja virtual, Lúcia pode ter se cadastrado em uma plataforma de marketplace e anunciado os seus calçados por lá também. Neste caso, é possível que você realize a compra por meio do site desta plataforma. Porém, o seu pedido será repassado para Lúcia, que fará o envio do calçado que você escolheu.
Benefícios do marketplace
Para o consumidor, o marketplace pode significar praticidade, já que reúne em um único site ofertas de vendedores distintos, o que permite a comparação entre preços e a escolha pelo valor mais baixo.
Outro benefício deste tipo de plataforma é a possibilidade de comprar de várias lojas diferentes em um só lugar, efetuando apenas um pagamento.
Por sua vez, os lojistas conseguem mais visibilidade ao anunciar seus produtos em um marketplace e conseguem impulsionar suas vendas. A vantagem serve tanto às empresas maiores quanto às menores, que se tornam mais conhecidas pelos consumidores e acabam adquirindo reputação no mercado.
Desta forma, se uma loja menor anuncia seus produtos no marketplace de uma empresa grande e influente, a tendência é que a desconfiança inicial em comprar de uma loja pouco conhecida seja desconstruída.
Assim, surge também a oportunidade de fidelizar clientes, dado que o marketplace oferece os meios necessários para que você possa criar ações que propiciem uma boa experência do consumidor com a sua marca.
O que avaliar antes de entrar em um marketplace?
Para anunciar seus produtos, busque marketplaces cujo perfil de consumidor esteja relacionado ao perfil dos clientes de sua loja virtual. Além disso, certifique-se de estar preparado para atender a demanda gerada com a presença de seus produtos em um marketplace.
Os usuários que comprarem de sua loja terão espaço para fazer comentários e avaliar a experiência de compra que tiveram no marketplace. Portanto, avalie o quão preparado você está para atender uma demanda maior antes de anunciar em uma plataforma assim.
Outro ponto importante é atentar-se aos preços oferecidos por outros lojistas que vendem produtos semelhantes aos seus. Lembre-se que eles sãos seus concorrentes e estude estratégias para se destacar entre eles.
Com atenção a estas questões, você certamente alavancará suas vendas e adquirirá reconhecimento após estar presente em um marketplace.
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