Nativos digitais, os jovens da Geração Z são dinâmicos, exigentes e não conhecem o mundo sem internet. Estes consumidores, portanto, esperam que as empresas se adaptem a eles, e não o contrário. Seu interesse não está direcionado a marcas específicas, mas à experiência de compra que terão. Por isso, é necessário que os varejistas concentrem esforços na busca de novas maneiras de despertar seu engajamento, lembrando que, para tal público, canais de compras físicos e virtuais estão totalmente interligados.
Os consumidores da Geração Z, ou pós-millennials, são pessoas nascidas a partir de 1995. Uma pesquisa global realizada pela Accenture apontou que este grupo procura ferramentas digitais avançadas, que lhe permitam, por exemplo, fazer compras diretamente a partir de mídias sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat.
Empoderado pela conectividade, o consumidor pós-millennials está mais interessado em compartilhar sua experiência de compra do que em apenas realizar a aquisição em si. O YouTube é a plataforma social mais utilizada regularmente por este jovem, citada por 84% dos entrevistados pelo estudo da Accenture. O Facebook, por sua vez, segue como a mídia social mais popular entre os indivíduos da Geração Y.
Segundo a pesquisa, as mídias sociais estão se tornando um canal de compras significativo para a Geração Z, sendo que 69% deste público interessa-se por comprar diretamente a partir delas. Na mesma linha, 44% as consideram uma fonte de inspiração para a escolha de produtos e 37% aumentaram o uso destas plataformas para tomadas de decisões em relação a compras no último ano.
Para adquirir um produto ou serviço, os consumidores da Geração Z conferem mais atenção a recomendações de vídeos no YouTube e comentários em mídias sociais do que os millennials. Além disso, conversar com um assistente de vendas online, ir até uma loja física a fim de obter mais informações sobre determinado artigo, assim como pedir a opinião de amigos e familiares (por meio de mídias sociais, mensagens de texto ou telefonemas) antes de realizar uma compra estão também entre as características que se destacam entre os consumidores da Geração Z.
Jill Standish, diretora-executiva sênior da Prática de Consultoria de Varejo Global da Accenture, acredita que os varejistas precisam entender as expectativas, círculos de influência e comportamentos dos pós-millennials, principalmente seus hábitos de uso de mídias sociais e como diferem dos da Geração Y, a fim de que tenham sucesso neste universo cada vez mais digital. Para ela, se a Geração Z passa seu tempo navegando em plataformas sociais, este é o local onde querem adquirir seus produtos.
Novas formas de compra
A pesquisa mostrou ainda que os consumidores da Geração Z estão à procura de novos métodos de compras. Quase 75% destes jovens têm interesse em ofertas de assinatura com curadoria para moda, enquanto 71% gostam de programas de reabastecimento automático, sendo que estão dispostos a transferir mais de metade de suas compras a varejistas que disponibilizem tal serviço. Mais dados reveladores: 38% dos pós-millennials estariam dispostos a experimentar pedidos ativados por voz, 25% anseiam por utilizar tal recurso e 10% já o fizeram.
Além de atribuírem maior importância a ferramentas visuais, como vídeos, fotos e infográficos, os compradores da Geração Z são mais impulsivos e estão prontos para pagar por entregas rápidas, segundo a pesquisa. Eles estariam mais dispostos a realizar uma compra porque viram algo aleatoriamente e gostaram, ou determinado produto foi recomendado por amigos e familiares, do que a Geração Y. Quase 60% dos entrevistados afirmaram que pagariam mais de cinco dólares por entregas de uma hora. No Brasil, o percentual chega a 62%.
A pesquisa foi feita com base em entrevistas com quase 10 mil consumidores em 13 países, de seis continentes, que fizeram compras online e em lojas físicas nos três meses anteriores ao estudo.
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