Tão importante quanto produzir e-mails marketing que apresentem um design criativo e conteúdos relevantes para o seu público-alvo é fazer com que estas mensagens efetivamente cheguem até o consumidor.
No ano de 2016, 21% de todos os e-mails legítimos enviados foram para pastas de spam ou bloqueados e não atingiram o seu destino. Quando se tratam dos melhores remetentes, contudo, apenas 2% dos e-mails não chegam à caixa de entrada dos usuários.
Um estudo realizado pela Return Path, intitulado “De e-mail a gente entende – Os segredos dos melhores remetentes”, aponta algumas das práticas empregadas por estes remetentes para garantir o alto índice de entregabilidade de suas mensagens. Confira, a seguir, os “segredos” dos melhores remetentes de e-mail apontados pelo estudo.
1. Reconhecer a importância de chegar à caixa de entrada
A pesquisa lembra que, para que os clientes tenham a oportunidade de interagir com o conteúdo enviado, é imprescindível que os e-mails cheguem à caixa de entrada, e os melhores remetentes entendem esta dinâmica. Os provedores de e-mail avaliam o conteúdo recebido para determinar quem é o remetente, de que tipo de remetente se trata e como os destinatários reagiram anteriormente às mensagens deste remetente.
Por isso, o estudo aponta a importância de os remetentes avaliarem e otimizarem constantemente três fatores – incorporados pelos provedores – para que tenham acesso às caixas de entrada: identidade do remetente, reputação e engajamento do assinante.
2. Estabelecer identidade de envio
Para que os e-mails marketing de sua marca passem longe das pastas de spam, estabeleça uma identidade de envio consistente, pois ela ajudará os provedores a identificarem a fonte do e-mail. Lembre-se que, para isso, os provedores consideram particularmente dois pontos: o endereço de IP, sequência numérica que indica de onde uma mensagem é enviada, e o domínio de envio, listado após o símbolo “@” em seu endereço de e-mail.
Outra questão considerada pelos provedores é a permanência de envio, ou seja, o histórico de envio de correios eletrônicos a partir de um mesmo endereço de IP. Sendo assim, procure alterar o seu endereço de IP apenas em última caso e mantenha um volume de envios regular.
3. Construir forte reputação de envio
O estudo indica que os melhores remetentes reconhecem a importância da reputação para determinar se um e-mail chega ou não à caixa de entrada de seus destinatários. A reputação, portanto, é o que torna um remetente legítimo.
Para aumentar a confiabilidade de uma marca, a pesquisa sugere o monitoramento de sua reputação, o que pode ser feito por meio da avaliação do cálculo de reputação fornecido pelos próprios provedores. Outras sugestões são manter a sua base de dados limpa, ou seja, apenas com endereços de e-mails de usuários ativos, e identificar se o seu endereço de IP está em blacklists, que são consideradas pelos provedores na hora de filtrar e-mails. Neste caso, é necessário se inteirar do processo para ser removido da lista.
4. Ter assinantes engajados
Por fim, o engajamento dos assinantes é um fator cada vez mais importante, dado que indica aos provedores se os e-mails que você envia aos clientes são bem-vindos. Para gerar engajamento, você pode segmentar a sua lista de assinantes de acordo com as preferência de seu público-alvo, criando mensagens exclusivas para os diferentes grupos.
Também é possível avaliar o desempenho de suas campanhas passadas, a fim de identificar quais elementos despertaram maior engajamento e quais não foram muito bem sucedidos.
Confira o relatório completo do estudo “De e-mail a gente entende – Os segredos dos melhores remetentes”.
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