Para avaliar se as ações realizadas para gerar conhecimento sobre a sua loja virtual e, assim, tornar as suas vendas cada vez maiores estão trazendo resultados é imprescindível realizar uma análise de métricas do negócio que você tem. Desta forma, é possível definir o que não está indo tão bem e precisa ser revisto e traçar novos planos de ação.
A seguir, apresentamos alguns tipos de métricas úteis para acompanhar o desempenho de negócios do e-commerce, com foco em divulgação e aumento de vendas. Confira!
Ticket Médio
Quanto um consumidor costuma gastar, em média, ao comprar em sua loja virtual? Este valor é chamado de ticket médio e torna possível entender quantos clientes são necessários para que a meta de vendas mensal seja atingida. Além disso, o número ajuda os empresários do comércio eletrônico a avaliarem produtos relacionados aos mais vendidos, que podem ser sugeridos aos clientes durante o processo de compra a fim de aumentar o ticket médio que eles terão na loja virtual.
Para descobrir o valor desta métrica, basta realizar o calculo: receita de todas as vendas/número de vendas concluídas.
ROI
ROI é a sigla em inglês para Return on Investment (Retorno sobre Investimento) e indica a relação entre o dinheiro ganho ou perdido em um investimento e o valor total investido. A métrica é bastante utilizada em publicidade online para analisar a eficácia de ações de markting. Desta forma, é possível estimar o investimento necessário para futuras campanhas.
O seguinte cálculo aponta o valor da métrica: (lucro do investimento – custo do investimento)/custo do investimento.
Custo de Aquisição de Clientes
O CAC, ou Custo de Aquisição de Clientes, é a soma de todo o montante investido para que a sua loja virtual consiga conquistar um cliente. Quanto mais baixo for o CAC de um negócio, mais promissora a estratégia de retenção de clientes é. A soma dos investimentos para atrair um cliente pode incluir custos com publicidade e operação.
O cálculo da métrica é realizado da seguinte forma: soma dos investimentos para atrair clientes/número de clientes conquistados. Caso o CAC seja maior que o consumo médio de cada cliente, é hora de rever a sua estratégia de aquisição e preços de produtos, pois isso indica que o seu negócio está tendo prejuízo.
O Custo de Aquisição de Clientes torna possível também saber quanto é necessário para atingir as metas de cada período e manter o crescimento do negócio.
Abandono de Carrinho
Por fim, outra métrica de grande relevância para os empresários do comércio eletrônico é a taxa de abandono de carrinhos. A sua finalidade é indicar a porcentagem de carrinhos que são montados, mas não resultam em compras.
Conhecer esta métrica é útil para entender se a maioria dos clientes que desistem da compra já o fazem com o produto dentro do carrinho, o que poderia indicar algum problema na finalização ou no pagamento.
A taxa de abandono de carrinhos é calculada desta forma: (número de pessoas que colocam produtos no carrinho/número de pessoas que realizam uma compra) x 100.
Uma dica para lidar com abandonos de carrinhos é oferecer cupons de desconto para os clientes. Saiba como fazer isso neste post produzido pela eCShop.
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