O marketing de influência se concentra em ações protagonizadas por personalidades que conseguem, no contexto digital, influenciar potenciais compradores. As celebridades que costumavam dominar as ações publicitárias têm dado espaço aos influenciadores. Eles possuem um público expressivo e, a partir de sua posição, interagem, disponibilizam conteúdos e influenciam os consumidores por meio de canais como YouTube, Instagram, Facebook, blogs, entre outros.
Este tipo de estratégia de marketing tem sido cada vez mais utilizado pelas empresas. Contudo, ainda está amadurecendo no mercado brasileiro. A seguir, apresentamos um passo a passo para que você consiga organizar um planejamento estratégico, abordando desde à definição da campanha até a mensuração de resultados.
Objetivos
Para dar início a uma iniciativa envolvendo o marketing de influência, é essencial definir os objetivos que se deseja alcançar. Estes podem ser desde obter determinada quantidade de ‘curtidas’ a atingir um número mínimo de vendas diárias.
Na hora de estabelecer metas, volte-se a objetivos realistas e fáceis de mensurar no decorrer das ações.
Público-alvo
Também é fundamental alinhar quem é o público-alvo da campanha, ou sejam, as pessoas que você deseja atingir. É necessário saber se este público é jovem ou não, se é composto majoritariamente por mulheres ou homens, quais são seus interesses etc. A partir desta análise, você consegue decidir que influenciador é mais adequado para as suas ações ou até mesmo se, em vez de centrá-las em uma pessoa só, que tenha certo renome, é mais interessante acionar vários microinfluenciadores ao mesmo tempo.
Definição da campanha
Saber o orçamento disponível para a campanha também é um dos fatores mais importantes antes de dar início às ações. É preciso definir o valor do investimento antes de calcular o retorno que você pretende obter. Os custos envolvem despesas com amostras de produtos, promoções especiais para os consumidores, pesquisas e, claro, pagamento do influenciador. Pode acontecer de você encontrar personalidades que façam espontaneamente a divulgação de amostras de produtos que enviar. Mas, não dá para depender desta possibilidade, uma vez que o marketing de influência está cada vez mais popular e os influenciadores, mais requisitados.
Escolher a personalidade ideal para uma campanha pode representar certa dificuldade. Contudo, existem atualmente ferramentas para ajudar neste sentido. De todo modo, você deve avaliar que tipo de influenciador seria mais estratégico para a campanha específica que está planejando, se seria uma personalidade que tem muitos seguidores ou alguém que é capaz de atingir de modo mais preciso o público-alvo que você delimitou, por exemplo.
Geração de conteúdos
Escolhido o influenciador, você deve decidir pelo número de postagens diárias, semanais ou mensais. Apesar de ser necessário definir alguns critérios junto à personalidade acionada, tenha em mente que tal pessoa sabe como engajar a sua audiência e dê espaço para a liberdade de criação dela, que pode trazer resultados mais satisfatórios para a campanha.
Acompanhamento
Enquanto o influenciador faz seu trabalho, acompanhe de perto a evolução da campanha, a fim de obter dados detalhados para uma posterior avaliação e mensuração de resultados da mesma. Acompanhe os conteúdos divulgados pelo influenciador e se estão de acordo com as práticas e a política do negócio. Pense também em boas sugestões e contribuições positivas que você pode dar para atingir melhores resultados.
Durante a realização da campanha, incentive os influenciadores com produtos para avaliação, descontos especiais e brindes para a audiência.
Mensuração de resultados
Esta etapa mostrará o seu ROI, para que você consiga concluir se os resultados das ações valeram o investimento, e ainda ajudará com insights em relação aos aspectos que poderiam ser melhorados. É possível também avaliar o potencial demonstrado pelo influenciador antes das ações e a influência observada depois.
De acordo com o site americano Launch and Hustle, os cinco fatores-chave a serem observados na mensuração de resultados são: investimento total; alcance e proporção, que medirá o alcance determinado inicialmente em comparação aos resultados finais; sentimento em relação à marca, ou seja, a imagem que a sua marca está transmitindo e a maneira como as pessoas reagem a ela; efeito da mensagem na marca, que avalia variáveis como geração de tráfego online, número de seguidores em suas mídias sociais e número de menções da marca; e novas vendas, dado mais importante para grande parte dos negócios.
Agora que você já sabe como organizar e mensurar os resultados de sua campanha de marketing de influência, comece já a tirar o planejamento do papel.
Deixar Um Comentário