No início do ano, foi inaugurado no Brasil o Facebook Marketplace, gerando expectativas e trazendo novas possibilidades de negócios para os lojistas do comércio eletrônico. O recurso, que tem sido implementado gradualmente, já está disponível em mais de 40 países, com a finalidade de tornar mais simples as operações de compra e venda realizadas na rede social.
Para acessar a ferramenta, basta clicar aqui. É possível encontrar diversos produtos novos e usados na plataforma, desde peças de roupas a aparelhos de TV, além de veículos e imóveis.
Quando você publica um produto para venda no Marketplace, os usuários do Facebook podem utilizar o Messenger para fazer perguntas sobre o item a você. Dá para ter a acesso a todas as conversas com possíveis compradores na guia ‘Venda’ do Marketplace. Nada do que é publicado a partir da ferramenta aparece no Feed de Notícias ou no perfil de quem fez o anúncio.
Entre as vantagens de utilizar este canal disponibilizado pela rede social de Mark Zuckerberg, está a possibilidade de escolher entre diversas categorias ao listar itens na plataforma, de modo a ajudar as pessoas a delimitarem a pesquisa e encontrarem mais facilmente os produtos que você vende. Além disso, o Facebook permite que você mantenha integralmente os seus ganhos, ou seja, não tira qualquer porcentagem de suas transações a partir do Marketplace.
A mídia social dá algumas dicas para quem for anunciar itens nesta ferramenta, como encontrar com compradores em locais públicos, caso a transação seja realizada pessoalmente; proteger a suas informações financeiras; aceitar uma forma de pagamento segura, que ofereça proteção para a compra; e informar sobre o prazo de envio, status de entrega e forma de rastreamento, se for enviar um item. É importante ainda não fazer o despacho do produto antes de receber o pagamento por ele.
Com a implantação do Facebook Marketplace, o comércio eletrônico ganha mais um canal de vendas. Contudo, a plataforma ainda tende a ter uma serventia melhor para quem realiza transações mais pontuais ou informais. Sendo assim, apostar em parcerias com grandes redes de e-commerce continua sendo a melhor opção. Quem utiliza a plataforma da eCShop pode contar com o Anymarket e o SkyHub para vender nos maiores marketplaces do Brasil.
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