Ao pensarem em contratar um determinado serviço ou adquirir algum tipo de produto, grande parte dos consumidores pesquisa na internet as opções disponíveis no mercado. Neste contexto, a maneira mais imediata de chegarem a uma empresa é a partir de seu site institucional, que – se bem programado – pode aparecer nas primeiras páginas de buscadores como o Google.
Como o próprio nome sugere, um site institucional tem o objetivo de fornecer informações sobre uma empresa, negócio ou instituição. Apresenta, por exemplo, itens como localização, produtos ou serviços oferecidos, objetivos, principais clientes etc.
Deve-se lembrar que a página não é dedicada à venda, mas pode exibir o que a empresa dispõe e seus principais itens de comercialização, se for o caso.
Entre as características que devem se destacar em um site institucional, estão:
- Clareza e objetividade;
- Informações atualizadas e visual clean;
- Navegação rápida e prática;
- Otimização para dispositivos móveis (layout responsivo);
- Programação para destaque em mecanismos de buscas.
Apresentamos a seguir alguns motivos para criar um site institucional!
1. Trazer conhecimento para a empresa
Suponha que a sua empresa seja uma agência especializada em serviços de limpeza. Se uma pessoa pesquisa em um buscador como o Google o termo “serviços de limpeza” e o site institucional de seu negócio surge entre os primeiros resultados da busca, é muito provável que este usuário se interesse em saber mais sobre ele e acesse a página, certo?
Ao ser encontrado por consumidores que procuram exatamente aquilo que você oferece, o site institucional fortalece a imagem da empresa e amplia sua presença digital. Lembre-se que 100 milhões de brasileiros estão conectados à internet, o que significa que há a possibilidade de se alcançar metade da população do país a partir dos meios digitais.
Quanto mais pessoas virem sua página na internet, maiores são as chances de aumentar a comercialização de seus produtos ou serviços.
2. Construir credibilidade
Ter presença online é imprescindível para estabelecer uma relação de proximidade com o cliente e mostrar como a empresa se posiciona frente ao mercado. Sendo assim, não basta simplesmente possuir um site que apresente informações básicas sobre a empresa. É preciso ter uma página que disponha de um layout bonito e que inspire confiança e boa navegabilidade (seja user-friendly) em qualquer tipo de dispositivo.
Quando uma empresa não possui um site institucional ou tem apenas uma página antiga e desatualizada, que não acompanhou o desenvolvimento das tecnologias digitais e do próprio comportamento dos consumidores, passa a ser vista como ultrapassada.
3. Alcançar um público-alvo
Independente do porte de uma empresa (pequeno, médio ou grande), um site institucional é essencial para encontrar pessoas que buscam exatamente o que seu negócio oferece. Quando bem programado para exibição em mecanismos de buscas, a página chega até usuários que pesquisaram termos relacionados ao conteúdo apresentado.
E é exatamente por isso que, mais do que expor informações sobre a empresa, também é uma boa ideia contar com um espaço para blog, a fim de oferecer conteúdos relevantes e atrativos para potenciais clientes.
Na hora de fazer um site institucional, contudo, é preciso contar com uma empresa que faça um serviço de programação eficiente, não só para que a página se destaque na busca orgânica do Google – por meio da empregabilidade de técnicas de SEO -, como também para que campanhas com links patrocinados, realizadas a partir de ferramentas como Google AdWords, tenham um bom desempenho e um retorno de investimento satisfatório.
Para fazer um site que realmente traga um fluxo de interessados e potenciais clientes para seu negócio, proporcionando a melhor experiência possível aos usuários que acessarem a página, conte com a eComm. Entre em contato conosco e embarque no mundo digital com pé direito: (11) 3032-3905!
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