A divulgação de uma loja virtual passa necessariamente por diversas dimensões do marketing digital, e o marketing de buscas é sem dúvidas uma das principais delas.
Não dá para pensar em uma loja virtual de sucesso sem um bom posicionamento nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google. Afinal, o site de pesquisas costuma ser o primeiro porto de escala para qualquer consumidor online.
Numa operação de vendas pela internet, o objetivo é a conversão do visitante em cliente. Nunca foi tão importante garantir que sua loja virtual atenda a todas as necessidades daqueles que buscam um produto ou serviço pela internet.
A otimização de seu site para que ele tenha um bom posicionamento nos resultados dos buscadores é daqueles tópicos muito mais fáceis na teoria do que na prática. Por isso, resolvemos explicar e exemplificar cada um dos fatores críticos para o sucesso de um site de vendas online.
Para que uma loja virtual seja bem classificada pelo Google, viabilizando a aparição orgânica de seus produtos ou serviços, as seguintes técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são condições básicas para uma boa performance.
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Palavras-chave
É de extrema importância que você utilize palavras-chave relacionadas a seu negócio para que seu site seja facilmente encontrado quando alguém buscar por termos semelhantes. Porém, é preciso pensar nas palavras certas, pesquisar concorrentes e, além disso, se colocar no lugar do internauta, imaginando quais seriam os termos e expressões mais buscados.
Sites como o Google Trends podem ser úteis na busca de ideias e na compreensão do comportamento dos internautas.
Vale ressaltar que essa preocupação deve levar em conta cada um dos produtos ou serviços comercializados, viabilizando as palavras adequadas para cada página, sendo essencial que, além das tags (palavras-chave), os termos escolhidos façam parte do conteúdo do produto, seja no seu nome ou na sua descrição.
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URL das páginas do Site (Uniform Resource Locator)
Também conhecido como “URL”, este é um dos itens mais relevantes para o algorítimo dos sites de buscas, pois – sendo a definição de nome de cada página do seu site – ajuda tais motores na ordenação do conteúdo de cada página e decide onde classificá-lo em resultados de pesquisas.
Portanto, é importante visualizar se suas URLs são estruturadas de uma forma que se torne amigável para os motores de buscas.
Uma página que tenha um nome genérico, como /produtos/itemID=256, tem um significado totalmente diferente para um buscador em relação a uma página como /produtos/celular/iphone5. Assim, as chances dessa segunda opção ser mostrada numa busca relacionada ao smartphone em questão acabam sendo muito maiores.
Uma boa definição de URL cria a chance de que mais pessoas cheguem à página de seu produto por meio dos buscadores, valorizando cada uma das páginas de seu e-commerce, a fim de atrair e conquistar clientes com um menor número de cliques.
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Nome da página
Da mesma forma que um documento no Word ou uma planilha no Excel devem ser salvos com um nome fácil de achar e identificar, uma página de um site, em especial de vendas pela internet, também deve se preocupar em definir um nome lógico e acessível.
Os títulos que você pode designar para as páginas do seu site são outra área-chave para o search. Eles auxiliam na busca do Google e também proporcionam a oportunidade de conquistar a atenção dos consumidores online, levando-os a clicar e se relacionar com o site de forma mais eficiente.
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Tags de cabeçalho
São códigos utilizados no HTML de uma página web para criar títulos e definir a hierarquia de um conteúdo. Apresentam-se de acordo com a seguinte sintaxe : <h1>Título do seu produto</h1>.
Elas são outro importante indicador para os motores de buscas a respeito do conteúdo de sua página.
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Descrição da página
A descrição é o conteúdo obrigatório do SEO de cada página de um site, pois é responsável pela apresentação do seu produto. Sendo assim, é de extrema importância a objetividade no texto, que deve conter entre 100 e 150 palavras, para que facilite a vida daquele que busca pelo produto. Quanto mais explicativo estiver, melhor será para os seus negócios.
Fique ligado: Conteúdos mais extensos do que o recomendado podem ser ignorados pelas ferramentas de indexação dos motores de buscas mais utilizados.
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Conteúdo da Página (Page Content)
Já o page content se refere a todo o conteúdo interno de uma página de vendas online, incluindo todos os textos, links e imagens que são visíveis e estão estruturados em sua página web.
Este conteúdo explica, por exemplo, o que é o produto que você está vendendo e quais são suas funcionalidades, características e funções.
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Definição de Imagens
Todo bom site de e-commerce ilustra seu conteúdo com fotos de produtos ou serviços. O segredo do uso das imagens para o SEO está não só na escolha de imagens representativas, mas também em seu processo de “Taggeamento”. Portanto, se sua página apresentar imagens com nomes e descrições relacionadas aos seus produtos, você estará na frente da concorrência.
É importante não esquecer de nomear a imagem com a tag h1 que você escolheu. Isso é o mais importante.
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Design responsivo
Quando dizemos “responsivo”, nos referimos aos sites que aderem à dimensão de qualquer aparelho eletrônico.
Se sua loja virtual tiver esse tipo de design, seu futuro cliente ficará satisfeito pelo simples fato de não ter que ficar diminuindo a tela para poder navegar pelo seu site em smartphones.
Ter o design responsivo é a garantia de atender ao crescente público de smartphones e tablets, sem a necessidade de construir um ambiente web para cada tipo de aparelho, garantindo uma experiência completa do processo de compra independente da interface de navegação escolhida pelo cliente.
Recentemente, o Google informou publicamente que sites não responsivos teriam seu posicionamento modificado no algorítimo de busca, que passaria a privilegiar sites que tenham boa performance independente dos equipamentos usados pelos internautas.
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Links internos ou de saída
Todo site que oferece links de saída em suas páginas internas é considerado mais relevante pelos buscadores do que sites sem links de referências externas. Assim, recomendamos que não restrinja o acesso à informação por parte de seus visitantes. Forneça você mesmo acesso a informações adicionais, sem obrigar o internauta a fazer uma busca adicional fora de sua loja virtual.
Outra peculiaridade que o Google avalia é se o seu site possui links internos, que estão presentes em qualquer página do seu site e que apontam para outra página do mesmo, ajudando na mobilidade de quem pesquisa.
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Carregamento da Página / Page Load Times
Quando alguém compra pela internet sempre leva em conta a velocidade de carregamento da loja virtual. Obviamente, se sua página demora muito para funcionar, você perderá um cliente. Quanto mais rápido seu site trabalhar, melhor será para suas vendas.
Assim, é essencial que seu e-commerce tenha um Capacity Planning (Plano de Capacidade), que garanta o acesso de acordo com o volume de dados demandado, com um plano de manutenção e hospedagem para quando houver picos de visitação, beneficiando o posicionamento da loja virtual nos buscadores e garantindo que não ocorra perdas de vendas.
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Erros do site
Outro fato que incomoda um comprador online e que os buscadores não perdoam são os erros apresentados no site, como links quebrados ou inativos.
Existem ferramentas que verificam automaticamente a existência de erros no site e podem ser usadas para localizar e corrigir essas falhas. Recomendamos o Google Web Master Tools para assegurar a qualidade dos links de sua loja virtual.
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Integração com Mídias Sociais
Hoje em dia, sua empresa deve estar onde o cliente está, e com a miríade de ferramentas de mídias sociais, esse processo ficou um pouco mais complexo, tornando necessária a interação com clientes e prospects fora de sua loja online. Desta forma, é necessário ter presença virtual em ferramentas como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube etc.
Os buscadores identificam se seu site está conectado com as principais mídias sociais, agregando valor nos resultados de buscas de acordo com sua participação e assertividade na comunicação gerada nesses canais.
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