O conceito de Mobile First surgiu junto ao aumento da utilização de smartphones e tablets, que são carregados atualmente para todos os lugares, seja a fim de entreter o tempo passado no transporte público, facilitar a realização de transações online e compras virtuais ou simplesmente para permitir o acesso a redes sociais a qualquer hora do dia.
O fato é que estar conectado à internet praticamente o tempo todo tornou-se hoje prática comum e, no ritmo acelerado do dia a dia, o uso de dispositivos móveis se sobressai ao de computadores para a realização de tarefas cotidianas.
Segundo uma pesquisa realizada pela agência de publicidade francesa Zenith, 75% do acesso à internet em 2017 se dará por meio de dispositivos móveis. O estudo apontou que a proporção do uso de internet por meio de mobiles tem crescido rapidamente: de 40%, em 2012, saltou para 68%, em 2016. E o levantamento prevê que o número chegará a 79% até 2018.
Com a tendência de um uso em larga escala cada vez mais generalizado de smartphones e tablets, o Google passou a priorizar sites que são mobile friendly – ou seja, amigáveis a dispositivos móveis – nos resultados apresentados em seu mecanismo de buscas. Afinal, se os usuários acessam a internet principalmente via mobile, os sites devem ser adaptados e otimizados para dispositivos móveis, certo?
O Google, então, resolveu coletar uma série de informações de todas as páginas da web, que estão dispostas em um enorme catálogo, conhecido como índex. Estas informações vêm sendo utilizadas com a finalidade de formular e exibir resultados de buscas para variadas consultas.
Até recentemente, o Google analisava os websites sob o ponto de vista de um usuário de desktop. Desta forma, as páginas amigáveis a dispositivos móveis eram consideradas importantes, mas secundárias em relação às voltadas para acesso via desktop.
Contudo, as coisas mudaram. As versões para mobile de cada página na web têm agora prioridade no índex, enquanto as versões para desktop são secundárias. As mudanças aplicadas pelo Google, que estabeleceu um novo padrão de classificação de websites, foram denominadas “Mobile First Index”.
Isso quer dizer que, a fim de conseguir uma boa classificação na rede de pesquisa do Google, os websites, blogs e lojas virtuais precisarão apresentar uma navegação amigável a dispositivos móveis, com uma performance eficiente para os usuários que utilizam smartphones e tablets.
E-commerce
Diversas plataformas utilizadas no comércio eletrônico no Brasil não apresentam versões para mobile; tampouco, performance satisfatória em dispositivos móveis. Desta forma, as novidades anunciadas pelo Google podem acarretar em mudanças significativas nos resultados de buscas e ter impacto direto sobre as vendas online.
Se a sua loja virtual não estiver otimizada para este tipo de navegação, os websites mais eficientes neste sentido ficarão à frente nas pesquisas. Portanto, é importante que a sua loja seja hospedada em uma plataforma que torne possível a integração das versões para desktop e para mobile, com conteúdos e links semelhantes em ambas as versões.
A plataforma da eCShop possibilita esta integração, apresentando uma versão responsiva com template exclusivamente desenvolvido para dispositivos móveis. Lembre-se que, se antes o Google se baseava na versão para desktop de seu site para posicioná-lo no ranking da rede de pesquisa; agora, a classificação será determinada a partir da performance da versão para dispositivos móveis de seu website, blog ou loja virtual.
Portanto, venha para a eCShop e não seja prejudicado pelas mudanças anunciadas!
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