Entender o conceito de régua de relacionamento é de grande utilidade para a otimização de suas campanhas de marketing digital, já que as ações que envolve abrangem desde o início da relação com o cliente até a realização efetiva de vendas.
Trabalhar com uma régua de relacionamento consiste, basicamente, em criar estratégias estruturadas para o envio de e-mails marketing automáticos de acordo com o comportamento do usuário. A finalidade principal da prática, portanto, é investir no contato com o cliente.
Aproveitar os momentos propícios para a comunicação com o consumidor pode ser determinante para convertê-los em clientes e fidelizá-los à seu negócio. Para tanto, a régua de relacionamento leva em consideração a etapa do funil de vendas em que se encontram os contatos de seu e-commerce para o envio de e-mails marketing apropriados ao momento em questão.
Reforce a imagem de seu negócio
A comunicação realizada por e-mail torna-se ainda mais eficiente na medida em que reforça a imagem de sua loja virtual junto ao consumidor no período que antecede o processo de compra, aumentando a possibilidade de conversões.
Contudo, para aplicar uma estratégia como esta, é necessário conhecer o seu público-alvo – por meio de análises de comportamento do usuário – e saber os momentos mais adequados para entrar em contato. Também é imprescindível definir muito bem que tipo de assuntos abordar – focando sempre na criação de conteúdos relevantes, sem deixar de reiterar os seus argumentos de vendas. Além disso, atente-se à linguagem utilizada e à identidade visual que os e-mails marketing terão antes de enviá-los.
Com a régua de relacionamento, é possível tornar o processo de venda mais enxuto e eficiente. Para que isso aconteça, basta que seus e-mails marketing respondam às ações desempenhadas pelos usuários. Desta forma, é possível gerar engamento com a sua marca, a partir de conteúdos relevantes e que estimulem a interação por parte do consumidor; vendas de mais produtos; e interesse de usuários inativos, ou seja, aqueles que deixaram de visitar o seu website ou acompanhar as suas campanhas.
Ideias de como fazer
Se um visitante acessa o site de sua loja virtual pela primeira vez e cadastra o e-mail pessoal para receber newsletters com novidades sobre o seu e-commerce, esta é a hora de enviar uma simpática mensagem de boas-vindas.
Outros momentos propícios para o disparo de e-mails marketing são os seguintes: quando uma compra for realizada (uma mensagem de agradecimento é bastante apropriada); em datas comemorativas (a mensagem pode apresentar promoções ou outras ações promovidas em sua loja virtual); diante de um carrinho de compras abandonado (ofereça uma condição especial para que a compra seja efetivada); na data de aniversário do cliente (deseje os parabéns e, se possível, ofereça algum tipo desconto ou facilidade para a aquisição de um produto em sua loja); e quando o contato não realiza uma compra há muito tempo (desperte novamente o interesse do consumidor por seus produtos ou serviços). As possibilidades são diversas.
Utilizando a régua de relacionamento, você consegue manter um contato periódico com o consumidor e melhorar o relacionamento de seu e-commerce tanto com quem já é seu cliente quanto com pessoas que ainda não compraram de você. Desta forma, o seu negócio não fica esquecido por aquele visitante que se interessou pelos produtos oferecidos em sua loja virtual, mas perdeu a oportunidade de adquiri-los ou explorar melhor as opções disponíveis em determinado momento.
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